O Rotary


O Rotary nasceu no início do século XX, precisamente em 1905, em Chicago, cidade então dominada pela ignorância e egoísmo, crimes e vícios – por inspiração do jovem advogado Paul Percy Harris que, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente.
Certa noite, após jantar em casa de um amigo, Paul Harris foi por ele apresentado aos vizinhos e pôde constatar que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais. Percebeu então, que podia transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos.
Dedicou-se a um estudo analítico da “Vida dos Negócios” e resolveu fundar um Clube de Homens de Negócios e Profissionais, para desenvolverem entre si relações de companheirismo e amizade.
Convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh – Engenheiro de Minas, Hirarn Shorem – Alfaiate e Silvester Schiele – Comerciante de Carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do Clube. Reuniram-se pela primeira vez no escritório de Silvester Schiele e decidiram que o quadro social do Clube seria composto por urna pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros.
Em 23 de fevereiro de 1905 realizou-se a primeira reunião e a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente, Silvester Schiele. Em 1907, Paul Harris foi eleito Presidente do Rotary Club de Chicago e sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social de seu clube e estender o movimento Rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade.
O objetivo inicial do Rotary que era o “Auxílio Mútuo” é acrescido e suplantado pelo “Ideal de servir”, visando especialmente a Paz Mundial. Nessa ocasião vários Rotary Clubs foram fundados, em diferentes cidades. Em 1910 realizou-se a 1ª Convenção de Rotary, onde foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs.
O Rotary torna-se internacional com a fundação do Rotary Club Winnipeg-Canadá. Em 1912 a Associação Nacional de Rotary Clubs passa a denominar-se Associação Internacional de Rotary Clubs, contando já com 50 Clubes.
São criados os primeiros Distritos-Regiões onde está sediado determinado número de Rotary Clubs que são supervisionados por um Governador. Os limites dos Distritos de Rotary não correspondem aos limites geográficos existentes; um distrito pode abranger parte de um país ou Estado, ou pode abranger parte de um, dois ou mais países ou estados e será desmembrado sempre que o número de clubes atingir determinado limite.
Em 1917 a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International; em 15 de dezembro do mesmo ano foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro. A partir daí o movimento rotariano continuou crescendo no Brasil e em todo o mundo.
Em 1976 o Conselho Diretor do Rotary lnternational interessou-se em criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do Rotary. Solicitou-se a ajuda de três pessoas, que estavam no momento atuando na Comissão de Relações Públicas do Rotary, e pediu-se que chegassem a uma definição do Rotary que pudesse ser englobada em apenas uma sentença.
Após inúmeras minutas, chegou-se à seguinte definição, que tem sido usada desde então nas diversas publicações do Rotary:
“Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.”

www.rotary.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário